A Conformidade é a dimensão que mede como reagimos às normas e diretrizes externas e o quanto de informações necessitamos para tomarmos alguma decisão.
Para determinados tipos de negócios é importantíssimo que se saiba o quanto de Conformidade ou não se tem, através de sua análise de perfil.
Estamos nessa série de posts descrevendo a interação entre as atitudes observáveis pessoais em relação à franquia escolhida. No post passado falamos sobre a Estabilidade e hoje, encerrando a série, será a vez da Conformidade.
A dimensão Conformidade é essencial para a definição de adequação do empreendedor ao produto ou serviço a ser entregue, já que, alguns tipos de negócios requerem se siga normas rígidas ou instruções detalhadas, de forma a que o resultado seja perfeito.
No caso de escolha de franquias é essencial esse conhecimento, para se determinar se o empreendedor terá problemas para seguir os manuais ou instruções dos franqueadores. Lembre-se que , numa franquia, uma das obrigações é seguir a fórmula de sucesso que é determinada pelo franqueador como modo de operação.
Se a leitura do manual do franqueador lhe é pesarosa e chata; se você é adepto da frase “Quando tudo o mais falhar, tente o manual”, possivelmente você seja uma pessoa de baixa Conformidade.
As pessoas de baixa Conformidade são enxergadas como pessoas que normalmente tentam quebrar paradigmas, mais desinibidas e criativas. Obstinadas e determinadas em fazer aquilo que pensam de uma forma independente e informal. São pessoas que normalmente não recolhem muitas informações antes de tomarem uma atitude. Procuram seguir mais os seus instintos que as normas e fórmulas normalmente aceitas.
Isso é bom para um empreendedor? Sim, dependendo do tipo de serviço ou produto que a empresa que esteja comprando a franquia se dispuser a fazer. Quando se precisa de soluções criativas e inusitadas, pensar ‘fora da caixa’, esses empreendedores se darão muito bem e entregarão o máximo de satisfação aos seus clientes. Criação de móveis, arquitetura, design, publicidade e outras atividades em que a criatividade possa ser utilizada sem limites serão a sua praia.
O outro lado da moeda são as pessoas de alta Conformidade. São enxergadas normalmente como pessoas que agem de forma mais cautelosa, cuidadosas, perfeccionistas, organizadas e precisas. Normalmente tem uma opinião mais equilibrada e se sustentam em normas, leis ou sobre soluções testadas e de sucesso comprovado.
Empreendimentos ligados à área de saúde, engenharia, projetos, dependem enormemente de pessoas com esse perfil.
O lado ruim da baixa Conformidade é chegarem a conclusões muitas vezes precipitadas, por faltarem elementos que dêem sustentação as suas resoluções.
Já o lado ruim da Conformidade muito alta é que, o medo de errar, faz com que muitas informações, muitas vezes redundantes, sejam procuradas, levando a um prazo muito extenso para a tomada de decisão e consequentemente ao fornecimento do produto ou serviço, sendo confundida erroneamente com insegurança.
Ser alta ou baixa conformidade, nenhum deles é defeito. Melhor ou pior, mas sim bem adaptados aos negócios e atividades escolhidos.
Isso sim os transforma em empresários bem sucedidos.
Isso sim demonstra que a franquia escolhida, além de legalmente estável e garantida foi escolhida levando se em consideração o perfil do investidor.
Todas nós temos as quatro dimensões em nosso dia a dia e as interações entre as suas intensidades nos dão características únicas de ação.
O importante é que essas dimensões podem ser medidas com precisão, e a Antares Talentos trabalha com as mais avançadas ferramentas para dar-lhe a perfeita visão de seus talentos e pontos de melhoria, fundamentando o seu investimento.
Consulte-nos.
Até breve.
Maurício Duarte