Uma das boas experiências da Antares Talentos está sendo trabalhar com a melhoria de comunicação em sala de aula através do curso de preparação para professores.
É extremamente agradável verificar como os educadores se renovam – não somente na sala de aula, mas entre outros membros de sua equipe – quando conseguem descobrir que a adaptação da comunicação à pessoas com perfis diferentes pode ser a solução de diversos problemas.
Começamos esse raciocínio pelo fato de que prestamos cada vez menos atenção à comunicação do dia a dia. Especialmente quando entramos no “modo automático”.
Os tweets reduzidos, ler somente as manchetes, usar emojis ao invés de escrever o que se sente, a meu ver, está desvalorizando ou reduzindo o sentido daquilo que nos faz humanos: falar e ser compreendido.
Dizer ‘eu te amo!’ pessoalmente e olhando nos olhos é muito mais interessante do que através um Whatsapp dizendo a mesma coisa. Ainda assim é mais interessante do que somente receber o desenho de um coraçãozinho e querer que, quem o recebeu, entenda a profundidade da declaração estampada no singelo desenho como deveria ser o objetivo do emissor.
Percebem a quanto estamos reduzindo e homogeneizando as coisas?
Na cabeça das pessoas está surgindo a crença de que enviar um desenho signifique a mesma coisa para qualquer tipo de pessoa.
E não é!
Pessoas diferentes podem entender de formas diferentes a uma mesma mensagem. O peso da mensagem pode variar dependendo da atenção que se dá na hora de recebê-la.
Assim sendo, pessoas diferentes merecem ser enxergadas como diferentes e receber as suas mensagens de acordo com o objetivo pretendido por quem as está emitindo.
E, como mensagem, digo de todas as formas: pessoal, escrita, e-mail, Whatsapp, etc.
Já notaram que tem pessoas que querem mais informações antes de tomarem uma decisão, enquanto outras, nem bem se acabou de escrever e já vem a resposta “Topo!”?
Quantas pessoas ao serem comunicadas de uma mudança, por mais necessária que seja, querem saber em detalhes o porquê, e sempre tem alguém que se propõe a explicar, pois tem uma necessidade enorme de falar e ser aceita pelos outros?
Já notaram como existem pessoas com a quem falamos e que se consegue notar em sua face o contentamento, a tristeza ou a preocupação que determinada notícia trouxe, enquanto outros continuam impassíveis, sem demonstrar absolutamente nenhuma expressão?
A mesma mensagem recebida por estas pessoas poderá ter maior ou menor impacto, se emitida de uma forma descuidada.
O reconhecimento desses fatores, dos tipos de perfis de comportamento com os quais estamos lidando, facilita por demais o planejamento de como as coisas devam ser ditas, como as instruções e tarefas devam ser dadas e como determinados problemas podem ser minimizados direcionando a comunicação de forma correta à pessoa correta.
Nesse ponto é que a utilização das avaliações de características em sala de aula promove um novo patamar na eficiência e no aprendizado em escolas de qualidade.
Criança são diferentes e em plena mudança durante a fase de aprendizado. Muito mais do que o conteúdo, a comunicação eficaz é que fará com que determinado assunto seja realmente aprendido ou apenas recebido.
A Antares Talentos muito se orgulha desse trabalho transformador a favor de alunos e professores para uma comunicação mais eficiente.
Para maiores informações sobre o curso de formação de professores e disponibilidade de agenda, consultem-nos pelo e-mail contato@antarestalentos.com.br. Teremos o máximo prazer em atende-los.
Até a próxima.
Maurício Duarte