Quem aqui já passou vexame em público porque seu filho falou aquele palavrão que você soltou em casa?
Pois é … hehe, quem ainda não viveu isso, saiba que pode acontecer.
Às vezes não será o palavrão (já que você não costuma usar) que ele imitará mas, com certeza, você enxergará nele características, gestos, modo de dar risada, de franzir a testa….que te lembra a você ou à outras pessoas com quem seu filho convive muito proximamente.
Isso ocorre porque seguimos modelos. As crianças são um espelho seu e, durante a formação de seu caráter, o maior exemplo que elas têm são os pais.
Agora imagine a força que isso tem; se sua criança aprende por modelo a repetir um gesto, uma palavra, o que ela conseguirá fazer ao observar suas atitudes?
Vou te dar um exemplo um tanto corriqueiro.
Seu filho estava correndo e caiu. Começou a chorar. Você se aproxima dele desesperada, nervosa, chorando e rapidamente o carrega no colo para socorrê-lo. Não estou colocando em questionamento a prontidão para o auxílio, mas sim, o como auxiliar.
Pense. Se, ao invés de socorrer seu pequeno de forma ‘emotiva’ você buscar calma interior antes de carregá-lo no colo para socorrê-lo, qual o entendimento dele sobre esse acontecimento natural em nossas vidas? Pode dar a impressão de que esse exemplo não faz muito sentido, num primeiro momento. Mas, como você deseja que seu filho enfrente seus ‘tombos’ na vida, de forma emotiva ou de forma equilibrada?
Pois bem, a cada joelho ralado ensinamos a eles que devemos respirar fundo e enfrentar os machucados com lucidez, clareza de mente, acolhimento (já que o pegamos no colo) e calma, muita calma!
Obviamente que temos o direito de chorar e de sentir medo. Isso demonstra amor ao pequeno e, também, mostra que a expressão da emoção é autêntica. Desta forma eles também aprendem a expressar suas emoções…“Mamãe, por que você ‘tá chorando? 一 “Porque me entristeço por vê-lo machucado.”
Qual o modelo de mãe que deseja ser para seu filho?
…
Sabe aquilo que você sempre quis perguntar, mas não tinha para quem?
Agora tem!
Fale conosco (19) 999 110 999 ou contato@antarestalentos.com.br