Participei dia desses de uma palestra onde se falava sobre automobilismo.
Participava desse evento, o piloto e empresário Carlos Cunha e Carlos Cunha Filho, piloto de fórmula 3. Participava também, na minha opinião, o maior jornalista automobilístico do País, Reginaldo Leme.
Ouvi atentamente as informações passadas, os caminhos naturais de ascensão a categorias mais altas e competitivas.
Ouvi também algumas características necessárias a um bom piloto, como rapidez de raciocínio, treinamentos específicos, vontade de ganhar, negociação de patrocínios, etc.
Depois de tudo isso devidamente armazenado, trouxe as reflexões para a minha área de atuação e passei a fazer as minhas próprias perguntas.
Como um empresário define as atitudes de um futuro atleta que estará sob sua tutela antes de fazer um contrato?
Haverá problemas de atitude? Quais as possíveis dificuldades?
Como motivar, exaltando os pontos positivos de suas atitudes e como traçar um plano de ajuste aos pontos fracos ou problemáticos?
Como passar as instruções a esse atleta de forma que sejam realmente ouvidas e atendidas?
Qual a previsão de como será seu relacionamento com os outros membros da equipe?
Esse atleta costuma conviver bem com ordens passadas ou tem a tendência de se rebelar contra elas e fazer o que diz a sua própria cabeça?
Quais os motivadores desse atleta, que se bem explorados, o fará transpor todos os obstáculos em busca de sucesso e de forma eficaz?
Você deve estar se perguntando, “ Mas dá para prever isso antes de se contratar, no início dos contatos de aproximação?”.
SIM, é possível.
Vamos ser mais práticos e dissecar um pouco mais esse assunto.
Um bom atleta precisa ter disciplina para enfrentar treinos repetitivos, precisa ter dedicação ao esporte e isso significa abrir mão de certas coisas em busca de objetivo.
Um atleta de excelência precisa ter estabilidade para manter a cabeça no lugar. Precisa ter em mente que em qualquer esporte há momentos de vitória e de derrota, altos e baixos e que isso é algo perfeitamente natural . É preciso saber conviver com esses momentos e não desistir, abandonar.
Disciplina e seguimento de metas estão diretamente ligadas a dimensão Estabilidade, ou seja, começar e terminar, seguir em frente.
Um atleta que de cara demonstre uma baixa Estabilidade, pode se esperar que haja uma certa dificuldade em mantê-lo focado em treinamentos repetitivos ou solitários como de preparo físico específico.
Mais um ponto importante para um atleta é a busca constante de informações para aprimorar a sua inteligência, definir a melhor estratégia em momentos de dificuldade. A Conformidade, ou seja, o seguimento de normas, instruções e a busca por conhecimento facilitarão a ascensão desse atleta com o tempo. Uma pessoa com baixa Conformidade, que não busca informações mais precisas antes de desenvolver algo, pode ser um complicador em momentos de palestras, preleções e instruções específicas como de jogadas treinadas ou estratégias pré definidas.
A amplitude de sua Dominância dará pistas sobre como é a relação desse atleta com o seguimento de ordens e instruções técnicas, bem como a intensidade de reforço dessas instruções com cada um deles.
O relacionamento com os demais do grupo poderá ser medido pela amplitude de sua Influência.
Entre os motivadores, talvez os mais previsíveis sejam o Utilitário, ou seja, quanto melhor você for, mais poderá ganhar. Ou Individualista, onde a busca pelo reconhecimento por ser o melhor pode até suplantar a vontade de fazer fortuna. Mas serão realmente um desses dois?
Qual a estratégia de discurso a ser utilizado com esse atleta em especial antes das competições para fazê-lo sair para as pistas, para as quadras, para o campo, com a “faca nos dentes” em busca da vitória?
Estamos cansados de ver esperanças no esporte que acabaram não dando certo. Parte por culpa própria sim, mas parte pelos gestores não terem um entendimento perfeito do que os motiva, do que aprimorar na comunicação de forma a leva-los para o sucesso.
Bom para o atleta que terá uma comunicação direcionada e mais proveitosa. Bom para o clube, empresários ou comissão técnica que tem um mapa personalizado para saber se vale a pena investir em termos de ações comportamentais antes do fechamento do contrato.
Ou ainda de como agir e se comunicar com o seu futuro ídolo de forma conseguir dele o melhor resultado.
A Antares Talentos dispõe das melhores ferramentas comportamentais para levantar as respostas necessárias a condução de uma carreira e desenvolver os talentos naturais de cada atleta de forma personalizada.
Consulte nos.
Maurício Duarte
Antares Talentos
contato@antarestalentos.com.br
(19) 999 110 999