Se os professores souberem um pouco sobre mapas comportamentais e seus usos, a qualidade percebida por alunos e pais aumenta substancialmente.
Dentre os trabalhos que executamos nas escolas em termos de treinamentos de professores, um dos mais interessantes é passarmos as noções de mapas comportamentais aos professores.
Em primeiro lugar porque ajuda aos próprios professores a se autoconhecerem e descobrirem porque algumas coisas os estressam e incomodam tanto.
Depois para uso em sala de aula, assim podem notar características principais dos pequenos e podem atender às suas necessidades individuais, afinal as turmas são heterogêneas e existem entre os alunos aqueles com necessidades diferentes.
Como bônus, ainda podem utilizar esses conhecimentos em reuniões com os pais.
Sobre esse assunto, recomendamos que vejam uma série de posts que fizemos sobre dicas de como conduzir reuniões com diferentes tipos de pais.
Esse trabalho foi tão interessante que teve sua publicação nos EUA pela empresa TTI Success Insights, como um exemplo de uso dos mapas comportamentais de forma inovadora.
Caso tenha interesse conhecer mais sobre ele, segue o link de um e-book que preparamos em https://bit.ly/Comunicaçãodamaneiracerta_ebook
Muito bem, retornando ao nosso assunto e para exemplificar.
Sabe aquela turma em que mal a professora acabou de explicar a atividade externa, uma parte já está indo lá para fora e outros continuam olhando para a professora aguardando mais informações ou com cara de desconfiados?
Pois bem, essas são as diferenças dos mapas comportamentais que necessitam ser entendidos. Com algumas explicações a mais esses alunos em breve estarão junto com os outros e interagindo igualmente, mas eles necessitam de algo a mais que os outros não necessitavam e isso precisa ser notado e entendido.
Já vimos até professores que não entendendo esse comportamento e tendo o mesmo comportamento que os primeiros alunos que saíram, acham que aqueles que ficaram em busca de mais informações eram “chatos”. Como assim ficar dentro da classe se já poderiam estar lá fora? Esse rótulo é um perigo, mas é falta de orientação.
Colocar os alunos mais falantes em pequenas atividades, onde eles possam exercitar essa característica, causa muita satisfação nesses alunos, e ajuda a controlar a sala.
Por fim, mas não mesmo importante, os professores reconhecerem certos sinais emitidos pelos pais no momento das reuniões, ajuda a adaptarem o discurso e a forma como as informações serão passadas.
Essa adaptação melhorará em muito a qualidade percebida da entidade e consequentemente a forma como a escola é citada para os outros pais ou prospects, pois esse evento faz toda a diferença.
Unir professores e mapas comportamentais é um aprendizado que dura para toda a vida e se bem utilizado pode trazer ótimos resultados para escola e para as pessoas, afinal são elas que movem todas as engrenagens de uma entidade bem sucedida.
Quer saber mais a respeito e como podemos proporcionar esses treinamentos?
Entre em contato conosco. Teremos muito prazer em atendê-los.
Sucesso
Maurício Duarte
Antares Talentos