Aos poucos as coisas entrarão nos eixos. Existe uma mudança nem sempre silenciosa, mas uma mudança acontecendo em nosso País.
O dólar caindo, as taxa de juros lentamente cedendo, mas num compasso de espera, que ainda não fez com que as coisas deslanchassem como era desejado.
Mas há um ano novo despontando e com ele as esperanças renovadas, o sentimento de uma etapa deixada para trás e a determinação de se começar uma nova história, uma nova página a ser escrita.
Isso é inevitável em toda a humanidade e por isso a pergunta: Esta pronto para as oportunidades que surgirão?
Sim, ainda estaremos em crise , as coisas não estarão normais, mas oportunidades aparecerão e necessitam de ações para serem conquistadas.
Para que isso aconteça, um sábio conselho de Sun Tzu na Arte da Guerra é, “Concentre-se nos PONTOS FORTES, reconheça as FRAQUEZAS, agarre as OPORTUNIDADES e proteja-se contra as AMEAÇAS.”
Trabalhando diariamente com pessoas de diversas idades e experiências, temos notado nesse momento um aumento pela busca do autoconhecimento, pois sem ele o conselho acima é absolutamente inútil.
Como traçar um plano de ação sem determinar com precisão seus pontos fortes e sem reconhecer os fracos?
As oportunidades são agarradas com mais facilidade se soubermos qual é a mão forte que deverá ser usada e ao mesmo tempo se tivermos a consciência de onde buscar essas oportunidades com melhores condições, focando nos seus melhores atributos e driblando as fraquezas.
Olhando as tendências sobre a busca de autoconhecimento, verifiquei que o tema se encontra em plena expansão. Veja os aumentos de procura pelos termos, autoconhecimento (+ 200%), auto estima (+190%), autocontrole (+ 110%), autoconhecimento profissional (+100%).
Mas o que seria então esse autoconhecimento buscado?
Encontrei esse belo descritivo.
“O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas. * ”
Saber o que faz de melhor, saber quais as tendências de se frustrar e como age em determinadas situações,baseado em seu perfil de atitudes, são a fonte ideal de autoconhecimento para proteger-se contra as ameaças tanto do mercado de trabalho, como mesmo de forma pessoal.
Quem não tem autoconhecimento normalmente costuma culpar a situação e eventos externos pelos fracassos e perdas de oportunidade. Mais uma vez Sun Tzu ilustra bem a situação quando diz ” É tolo quem erra o alvo e culpa o arco, ao invés de corrigir a própria mira.”
A Antares Talentos esta pronta para ajudar através do levantamento de seu perfil comportamental utilizando ferramentas baseadas em teoria DISC ,combinado com a descrição de seus Motivadores.
Seus pontos positivos, seus melhores talentos, seus pontos de melhoria, tudo ao alcance de suas mãos para estar absolutamente preparado para conseguir a partir de agora, vencer na disputa de suas melhores oportunidades.
Entregando o melhor de seus atributos e conseguindo o sucesso e a felicidade almejada.
Consulte – nos.
Até a próxima.
Maurício Duarte
(19) 999.110.999
contato@antarestalentos.com.br
* DANTAS, Gabriela Cabral Da Silva. “Autoconhecimento”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/autoconhecimento.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2016.