Em tempo de crise como os que vivemos atualmente, com desemprego aumentando e as possibilidades de recolocação rápida cada vez menor, muita gente esta pensando em aplicar as suas economias na compra de uma franquia.
O brasileiro por natureza tem o sonho de ter o seu próprio negócio, dirigir os rumos de sua vida, mas muitas vezes os sonhos podem se transformar num pesadelo se algumas precauções não forem tomadas.
Vou dar algumas dicas, baseado em algumas experiências que a Antares Talentos tem tido com esse tipo de decisão, e o que fazer para minimizar os riscos.
Muitas vezes na busca da franquia ideal, as pessoas se baseiam em informações não comprovadas via internet, ou pela experiência de algum conhecido que adquiriu a franquia e se deu bem, ou pelo apenas pelo investimento a ser feito e a promessa de retorno.
Informações muitas vezes muito vagas, para o tamanho do risco de investir o valor da indenização de anos, ou as economias de toda uma vida.
Ponto número um: Não seja apressado, não tome a decisão por impulso.
Cuidado antes de investir. Gaste um pouco mais no alicerce antes de construir algo sobre um terreno desconhecido ou instável.
Procure um bom advogado, especializado em franquias e observe com muito cuidado os termos do contrato e a circular de oferta. Circular de oferta é um documento obrigatório a ser apresentado pelas franquias sérias. Podemos verificar que no mercado, muitas denominadas “franquias” não tem o referido documento.
Ela é a sua segurança, caso as promessas feitas pelo franqueador não sejam a realidade, e um documento que o deixa ciente de muitos aspectos fundamentais da franquia.
Não vou me estender nesse assunto, pois não é a minha especialidade. Caso necessite de maiores detalhes, indicamos um especialista no assunto, Dr. João Antônio Wiegerinck (jaw@wiegerinck.adv.br), que por muitos anos tem dedicado seu tempo e estudos a esse importante mercado de franquias.
Se estiver tudo certo com a parte legal, lhe dando segurança jurídica de não estar aplicando seu capital numa roubada, de estar construindo seu sonho sobre um terreno seguro, vamos ao segundo ponto.
Ponto Número Dois: Não deixe de conversar com alguns franqueados e se possível com alguns ex-franqueados.
Essa conversa é de suma importância, pois tendo nas mãos a documentação do que lhe é prometido pela franquia, é hora de ver na prática se realmente funciona. Dependendo de sua abordagem eles lhe dirão coisas que não estão escritas no contrato, detalhes que farão você pensar bem sobre os prós e os contras, fundamentando a sua decisão no investimento.
A conversa com ex-franqueados, se possível, lhe dará indícios se há coisas que não estão escritas, mas que complicam a operação no dia a dia e talvez isso os tenham feito desistir.
Mas muito cuidado com essa parte. Leve em conta que muita gente não leva jeito para o negócio escolhido, e é mais fácil colocar a culpa na empresa do que assumir isso.
Essa será a próxima parte do nosso post.
Boa e produtiva semana.
Maurício Duarte