No post anterior falamos sobre, como minimizar os riscos de se fazer um investimento na compra de uma franquia, muitas vezes com o capital adquirido como fruto do trabalho de muitos anos.
O assunto tem ganhado importância nos últimos tempos, face à crise econômica e a grande procura por esse tipo de investimento. Especialmente para quem perdeu o emprego recentemente, e tem algumas economias para investir.
Falamos sobre a parte legal, verificação de contrato, circular de oferta e a conversa com franqueados e ex-franqueados, se possível.
Mas um ponto que se tem que levar em consideração, e que muitas vezes não é nem considerado, é se a pessoa tem perfil para ter uma franquia e se tem talento para desempenhar bem no tipo de negócio escolhido.
É aí que Antares Talentos pode ajudar de forma significativa.
Muitas vezes a decisão se dá pela constatação de que algum conhecido investiu num tipo de franquia e esta indo muito bem. Isso não é garantia de que se outra pessoa comprar, e se tiver um perfil comportamental diferente daquele que está servindo de exemplo, o mesmo resultado poder não ser alcançado.
Mas o que tem a ver perfil comportamental com a compra de uma franquia? Tudo.
Em primeiro lugar, uma franquia é a colocação no mercado de uma receita de funcionamento de uma empresa que supostamente deu certo em mais de uma localidade, ou seja, a fórmula foi testada e não deve ser mudada. Isso irá constar de contrato.
Se existem pessoas que nem mesmo tem a paciência ou a disciplina de lerem um contrato, irá lá se lembrar dos pontos em que não poderá mexer, adaptar, mudar, por mais que considere que poderá ser melhor para a empresa que ela considera dela? Pois bem, isso pode ser medido antes de se tomar a decisão.
Existem algumas pessoas que necessitam de uma quantidade de informação para tomar uma decisão, ou para executar com perfeição o trabalho ao qual a franquia se destina. Isso não é defeito, é característica. Para essas pessoas, as informações, treinamento, suporte ofertado pela franqueadora lhe será suficiente?
Tome muito cuidado com este aspecto. Muitas empresas se lançam no mercado de franquias sem um suporte suficiente aos franqueados, e para estes o mercado é novo, desconhecido, carente de informações sobre procedimentos que nem sempre estão descritos nos manuais. Verifique isso com os franqueados atuais para ter certeza de que a sua franquia escolhida lhe dará um suporte adequado quando necessário.
Por outro lado, para as pessoas consideradas mais dinâmicas, que detalhes às vezes passam despercebidos e que muitas regras incomodam, fica facinho quebrar as regras da franquia e ter consequências não tão boas.
Qual o nível de cada uma dessas faces o comprador da franquia tem? Isso também pode ser medido antecipadamente.
Alguns negócios dependem de uma interação com clientes mais direta, onde o dono terá que negociar, atender, entender muito bem o que o cliente necessita para que o resultado do trabalho seja reconhecido como sendo de qualidade.
Normalmente todos acham que tem essa qualidade, mas por quanto tempo? O talento da interatividade lhe é natural ou precisa ser exercitado com cautela? Achamos facilmente aquelas pessoas que são consideradas com “estopim curto”, menos cativantes do que outras. Sim, ser cativante, influenciar outras pessoas é um talento importante em qualquer tipo de negócio. Qual é o seu nível de influência? Ahhh, isso pode ser medido também.
Vou explicar isso com mais profundidade no próximo post, mas se quiser maiores informações vá lendo nossos outros posts como “A importância do autoconhecimento” e “Para que foi criada a Antares Talentos”.
Até breve.
Maurício Duarte