A partir desse post falaremos um pouquinho sobre as características de alguns dos pais mais difíceis na hora de fazermos as reuniões.
Em nosso último post falamos sobre as dificuldades das escolas nas reuniões com pais. Se não leu, recomendo que leia para afinarmos a conversa.
Muito bem. Nos treinamentos que damos em escolas, uma das queixas mais frequentes são as reuniões com aqueles pais que pouco ouvem e estão sempre apressados, querendo resultados rápidos e, de preferência, fazendo as coisas da forma como eles querem. Conhece alguns?
Nossa primeira dica é, jamais rotular nenhum pai, nenhum cliente.
Isso vai facilitar a sua vida e o seu contato com eles.
Entenda que não é defeito, mas uma característica desse cliente em particular e, a saída, é se adaptar a essas características.
Isso é bom para ambos os lados.
Preste atenção que a pressa das pessoas normalmente é ocasionada muito mais pela ansiedade de resolução.
Pais desse tipo não aguentam muito uma conversa mais longa e explicativa, perdem o foco com muita facilidade, pois querem mesmo é a resolução do problema. E sim, eles dão sinais que permitem que se tenha uma identificação dessa perda de interesse durante a conversa.
Mas isso precisa ser explicado durante os cursos de preparação de professores, para que não se rotule as pessoas, apenas se observe.
Uma das dicas que damos é, tenha tudo preparado, mas seja breve.
Frases curtas e objetivas, informação ‘na veia’ e dê explicações a partir do momento em que ele reaja a alguma coisa, no momento em que você tenha conseguido a atenção dele.
Isso é apenas uma pequena pincelada do que passamos durante os cursos sobre mapas comportamentais no meio educacional.
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Estamos aqui para ajudar a sua escola a crescer.
Até a próxima
Maurício Duarte
Antares Talentos