Nesse post falaremos sobre aqueles pais que resistem às mudanças tão necessárias e constantes na vida escolar. Mudam-se os professores de uma série para a outra, ocorrem mudanças na equipe, pode ocorrer mudança de fornecedor que atinge diretamente a vida dos filhos (alunos), entre outros exemplos.
Todos nós sabemos que existem pessoas que têm verdadeiro horror às mudanças.
Para essas pessoas, parece que quando começam a saber de todas as respostas, mudam-se as perguntas. E isso acontece não somente com pais, mas com os colaboradores das escolas também, sejam professores, coordenadores, diretores e demais membros do staff.
Temos que nos adaptar, pois todos os anos, e em todos os estágios, teremos pessoas assim.
Pessoas que têm resistência à mudanças têm a sensação de que serão tiradas de seu porto seguro e resistem a isso de diversas maneiras. A principal é colocando em dúvida a necessidade e se a mudança dará certo. Outra prática comum são as reclamações, mesmo que as coisas ainda nem tenham entrado em funcionamento.
Uma reunião explicativa prévia às mudanças, a todos os pais, mas que satisfará a esses pais na sua ansiedade, pode diminuir a ‘comoção’ que mudanças podem causar a esse grupo.
Mas, atenção, prepare bem os argumentos, sempre enfatizando que a mudança será para melhor. Que as mudanças serão acompanhadas, falar sobre a sua efetividade e que cuidados para que ocasionem os menores problemas estão sendo tomados.
Uma das características desses pais é que, você não vai perceber em suas expressões faciais como eles estão se sentindo com relação e durante a sua explicação.
Eles não irão demonstrar, poderão ficar com as faces mais travadas, mas cabeças estarão trabalhando a mil por hora enquanto você explica, imaginando o que aquilo irá alterar em suas rotinas. Por isso, pergunte o que eles acham. Assim você poderá responder a eventuais objeções de imediato.
Repetimos que isso é uma pequena parte do que indicamos em nossos cursos para professores e coordenadores de escolas e esperamos que seja útil a você no seu dia a dia.
Se gostou, siga-nos para mais informações, dê o seu like, compartilhe com outros colegas.
Estamos aqui para ajudar a sua escola a crescer.
Até a próxima
Maurício Duarte
Antares Talentos