Num dos posts anteriores descrevemos o porquê a Antares Talentos foi criada e repetimos.
Nosso ponto principal é de fornecer ferramentas para se ter a pessoa certa no lugar certo, as aptidões naturais encaixadas naquilo que se faz diariamente, utilizando todo o potencial para entregar resultados de qualidade e com bem estar.
Mas como se faz a análise de um perfil comportamental?
Utilizando-se de ferramentas de assessment, com alto nível de acerto.
Nessas ferramentas, não há achismos, pois quem fornece as informações para o resultado é a própria pessoa, através de suas escolhas a questionamentos apresentados.
Os instrumentos utilizados permitem, entre outras coisas, responder a questões que, muitas vezes inquietam as pessoas, sem que se tenha uma fonte de respostas. Como por exemplo, é possível analisar se o mal-estar que algumas pessoas sentem ao ir para o trabalho é resultante do ambiente ou da falta de perfil ideal para a tarefa.
Ainda, é possível indicar direção em termos de estudos e profissão; indicar os talentos naturais dessa pessoa como forma de ser mais competitiva no mercado de trabalho, dando ênfase aos seus pontos fortes; adaptar sua compreensão aos outros e evitar estresse desnecessário; aperfeiçoar sua interação com outras pessoas ou de perfis diferentes que o seu, evitando conflitos e ao mesmo tempo sabendo como se comunicar com elas de maneira produtiva.
Já ouviram aquela frase que diz que, uma grande parte dos mal entendidos não são o ocasionados pelo que é dito, mas sim pela forma como é dito?
Os resultados dos relatórios são uma excelente fonte de referência para intervenções psicológicas, de coaching, mentoring ou conselling, a fim de minimizar seus pontos fracos e maximizar seus resultados reduzindo sessões de conhecimento e ao mesmo tempo aumento as sessões de ação direta nos pontos desejados.
Essa experiência pessoal será complementada, opcionalmente, por uma sessão de fotos para ilustrar e enriquecer a devolutiva do relatório, pois afinal de contas é um manual pessoal, único e particular de informações pessoais. É uma fotografia real do momento em que se esta vivendo.
Na sessão de devolutiva e entrega do relatório final, uma conversa individual permite a conexão entre os resultados e a resolução de dúvidas. A instrução de como se utilizar os resultados para traçar um plano de melhoria futura com um referencial de consulta que marcará o momento atual para comparação posterior de resultados futuros.
No próximo post daremos maiores detalhes sobre utilizações práticas do Relatório de Talentos Pessoais da Antares.
Até lá.
Maurício Duarte